Ananás tem em meses de férias escolares um aumento significativo de população, por contar nestes períodos com turismo em – julho – temporada de praia no Rio Araguaia. Além disso, o intenso tráfego de caminhoneiros para escoamento do gado produzido na região e constante chegada de empreiteiras seja para realização de pesquisas de eco sistema para implantação da barragem Santa Izabel, seja para trabalhar em obras de infra estrutura da estado como estradas entre outras, sem contar que muitos dos nossos trabalhadores também migram para o Pará e outros estados em busca de garimpo ou outros empregos, deixam suas famílias em Ananás e quando retornam trazem consigo muitas DSTs. Ananás conta hoje com 06 casos confirmados de AIDS em adultos, sendo que 02 do sexo masculino e 04 do sexo feminino, um óbito masculino no ano de 2008 (Conforme dados do SINAN-2008).
A Secretaria da Saúde preocupada com a disseminação da doença, pois casos notificados são 06 (seis), e os que vivem sem saber que estão contaminados e contaminando outras pessoas, fazendo aumentar o círculo da doença? Por isso a secretaria tem uma preocupação alvo além dos jovens em idade escolar que devido à sua falta de maturidade sexual, têm facilitado a transmissão das DST/HIV-AIDS através da escassa informação entre os mesmos. Eles, ainda em idade escolar são considerados agentes receptores e, conseqüentemente propagadores das DST/HIV-AIDS.
Diante da situação a Secretaria da Saúde estará realizando um projeto de prevenção e conscientização, estarão preparando 50 jovens multiplicadores em idade escolar do ensino fundamental e médio no município. Tendo como meta principal de estimular a prevenção de DST/HIV-AIDS entre jovens em idade escolar (14 a 19 anos). Serão realizadas atividades educativas para alem dos muros escolares como apresentação de peças teatrais educativas. Realização de uma oficina beneficiando as garotas de programa que freqüentam o pátio dos caminhoneiros e alojamentos masculinos. Formação de mais 50 (cinqüenta) jovens multiplicadores entre alunos da rede publica de ensino que estejam cursando o nono ano do ensino fundamental, 1º, 2º, 3º ano do ensino médio.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - Enf. Noledir Santiago
Postado por: Fábio de Oliveira Moura



Nenhum comentário:
Postar um comentário