quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES


AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES  O QUE É, FATORES DE RISCOS, PREVESÇÃO, DOENÇAS FREQUENTES  DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO
 

O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas.






http://youtu.be/m6VsxO4-CAU

As doenças cardiovasculares são todas as doenças do coração e sistema sanguíneo (artérias, veias e vasos capilares). Geralmente, são provocadas pela acumulação, durante anos, de gordura na parede dos vasos sanguíneos.


"As doenças cardíacas são responsáveis, no mundo, por um terço do total de mortes e se tornam um problema de saúde pública de primeira grandeza. Podem ser prevenidas evitando-se ou mantendo-se sob controle os seus principais fatores de risco: a obesidade, o tabagismo, o colesterol alto, o diabetes, o estresse e a hipertensão arterial. Cuidando da dieta (pobre em gorduras e em sal), fazendo exercícios físicos e evitando o estresse, já se está em um bom caminho para evitar os problemas do coração".


Através de pesquisas realizadas na comunidade e com profissionais da saúde da cidade de Ananás sobre os principais problemas de saúde enfrentados pela a população, pode- se perceber que assim como nível mundial as doenças cardiovasculares são as que mais matam no município. Segundo a secretaria de saúde esse problema não é muito comentando pela população, por ser um problema que na maioria acontece com pessoas que já vem passando por o problema a muito tempo, por esse motivo as pessoas se conformam facilmente com a morte causada por esse mal.
 
    

Fatores de risco
- Idade
- Antecedentes.
 Familiares
- Vida sedentária
- Ingestão de alimentos ricos em gordura e sal
- Tabaco e excesso de bebidas alcoólicas
 
Prevenção
A prevenção é o melhor tratamento de qualquer doença.
- Alimentação equilibrada com abuso de legumes, vegetais, fruta e cereais
- Exercício físico moderado e com regularidade
- Não fumar
- Controle regular da tensão arterial, açúcar e gordura no sangue
- A partir dos 40 anos deve haver realização de exames periódicos de saúde.
As pessoas com antecedentes familiares devem começar mais cedo. 


Doenças mais frequentes
As mais freqüentes são o enfarte do miocárdio, angina de peito, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial e aterosclerose. A cardiopatia isquêmica inclui as doenças cardíacas desencadeadas pela acumulação de gordura nas paredes de vasos e artérias provocando estreitamento, dificuldade ou obstrução ao sangue para passar. O estreitamento pode originar angina de peito e a obstrução total enfarte agudo do miocárdio.
A aterosclerose atinge artérias de grande e médio calibre, é desencadeada pela acumulação de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes internas das artérias. A redução do calibre da artéria provoca diminuição da quantidade de sangue que consegue passar e consequente aumento do esforço do coração para bombear. Este esforço provoca hipertensão arterial sistólica.
A aterosclerose provoca acidentes vasculares cerebrais e doenças nas artérias coronárias.


Diagnóstico
Quando o doente chega, o médico deve tentar saber o máximo de informações possíveis sobre o que sente, doenças anteriores, hábitos de vida e medicamentos que toma, para se poder fazer a história clínica dele.
O médico pode pedir exames de sangue e electrocardiograma para confirmar o diagnóstico.


http://youtu.beUGXOGY/qMvrA



http://youtu.be/Sj1ssY2ql04
Há alguns sintomas que sugerem ao médico doença cardíaca, principalmente nos idosos, nomeadamente:

- Dificuldade em respirar, mesmo em repouso, ou se acorda o doente durante a noite.
- Sensação de aperto no peito que pode irradiar até ao pescoço ou braço esquerdo durante o exercício físico.
- Alterações do ritmo cardíaco e pernas inchadas.

Tratamento
O tratamento é feito com medicação que vai diminuir o esforço e aumentar a força do músculo cardíaco e conseqüentemente baixar a pressão arterial. O médico pode prescrever diuréticos, beta-bloqueantes, inibidores ECA e digitálicos.

Possíveis soluções. 
  
No município de Ananás não há tratamento especializado, os pacientes que com problemas cardiovasculares em situação grave são encaminhado pala secretaria Municipal de saúde para Araguaína para fazer acompanhamento médico e outros tipos de tratamento quando nescessário. Aqui no municipio contamos apenas com alguns médicamentos que são fornacidos pela unidade de saúde da família onde é feito tambem o controle da pressão arterial quando o paciente nescessita.


http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3977&ReturnCatID=18

http://youtu.be/m6VsxO4-CAU
http://youtu.beUGXOGY/qMvrA
http://youtu.be/Sj1ssY2ql04
Secretaria Municipal de Saúde de Ananás Tocantins

 Postado por: Maria Aparecida da Silva Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário