O que é doença de Chagas?É uma doença que no início, na fase aguda, pode nem ser percebida. Às vezes provoca febre baixa que dura muito tempo, dá mal estar e falta de apetite. Pode aumentar o baço e o fígado. Em criancinhas este início pode agravar e levar à morte. Muitos anos mais tarde, quando a doença já está na fase crônica, alguns pacientes não apresentam nenhum sinal de que estão doentes. Não sentem nada. Outros podem apresentar palpitação, falta de ar e canseira, inchação, dor no peito, tosse e tontura. Outros podem sentir ainda dificuldade na hora de engolir e mesmo dor, regurgitar, soluço, tosse, prisão de ventre e dor no abdomem.
Como se pega doença de Chagas?
Pode-se pegar de 3 maneiras:
1º.) O bicho barbeiro que precisa de sangue para viver, tem o germe da doença de Chagas na sua barriga. Na hora que o bicho barbeiro pica uma pessoa e suga seu sangue, ele enche a barriga e faz cocô, bem pertinho do lugar da picada. O germe da doença de Chagas que estava na sua barriga sai no cocô e entra pelo buraquinho da picada. Pronto, está feita a contaminação de outra pessoa.
2º.) Uma outra forma de pegar a doença de Chagas é se uma pessoa sadia receber transfusão de sangue contaminado com o germe da doença de Chagas. Aí ela também fica doente.
3º.) Uma outra maneira de ficar chagásico é se a mãe tiver a doença de Chagas ela pode passar para o nenê ainda dentro da barriga. O germe pode passar também pelo leite materno. A chance deste jeito acontecer é bem pequena.
Sintomas
Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baço são os principais sintomas. Com frequência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos.
Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, o indivíduo pode saber que tem a doença, 20, 30 anos depois de ter sido infectado, ao fazer um exame de sangue de rotina.
Meningite e encefalite são complicações graves da doença de Chagas na fase aguda, mas são raros os casos de morte.
ANANÁS: Surto de Doença de Chagas é detectadoEnviado por
Agência Araguaia CAPC em 9 de novembro de 2011 – 12:00
18 ComentáriosEm Ananás foi detectado um surto da Doença de Chagas contraída pela ingestão do suco de juçara, fruta semelhante ao açaí. Do dia 31 até esta quarta-feira, 9, sete casos da doença foram confirmados e há 12 outros casos suspeitos.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Ananás, Noledir Santiago, entre os casos confirmados estão cinco adultos e duas crianças. Para combater o surto, a prefeitura apreendeu o suco de juçara e a fruta que estavam sendo vendidos no município e proibiu sua comercialização.
Segundo a secretária, diagnosticada em estágio inicial, a Doença de Chagas tem 100% de chances de cura. A prefeitura de Ananás já comunicou o caso à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e ao Ministério da Saúde.
Para Noledir, o surto da Doença de Chagas em Ananás foi uma tragédia anunciada. “Há tempo que vínhamos preocupados com esse risco. No ano passado, fizemos um projeto para fortalecer a Vigilância Sanitária do município. A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] já havia liberado os recursos, mas a Vigilância Sanitária estadual não deu o aval e o dinheiro não foi liberado”, contou. (Portal CT)
Sobe para 9 o número de infectados com Doença de ChagasEnviado por
Agência Araguaia CAPC em 11 de novembro de 2011 – 7:01
3 ComentáriosMais um caso da doença de chagas foi confirmado na cidade de Ananás nesta quinta-feira, 10. Com isso, sobe para nove o número de pessoas que contraíram a doença no município nestes últimos dias.
De acordo com a secretária de saúde de Ananás, Noledir Solange dos Santos Santiago, todos os infectados estão sendo acompanhados pelo Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína (HDT). Segundo ela, os pacientes já iniciaram o tratamento, receberam medicamentos, retornaram ao município e estão em casa sendo monitorados pelos médicos.
Orientação
De acordo com Noledir, a vigilância da Secretaria de Saúde está atenta e orienta a população para não consumir o suco da juçara. A venda já foi proibida nos estabelecimentos da cidade. “Não temos um número exato de locais que vendem o suco, na região é comercializado mais por ambulantes e era também vendido na feira. Mas, já foram notificados de que a venda está suspensa até que seja solucionado o problema.”
CUIDADOS NA PREPARAÇÃO DOS ALIMENTOS QUE SERVEM COMO ABRIGO AO INSETO TRANSMISSOR DE CHAGAS
# COLHEITAO apanhador deve usar materiais e equipamentos com o objetivos de protegê-los de acidentes tais como:
· Cinto com bainha, para proteger a faca ou facão;
· Camisa e luvas, para proteção individual;
· Debulhar o açaí sobre lonas plásticas para evitar o contato com o solo;
· Colocar os fruto em caixas plásticas que são fáceis de lavar:
#
PROCESSAMENTO DA JUSSARA OU BACABA
ETAPAS DO PROCESSAMENTO:
· SELEÇÃO:Escolher os melhores frutos, eliminando os podres, mofados e outras impurezas (insetos, folhas, palhas e outros resíduos do cacho);
·
PRIMEIRA LAVAGEM: devem ser lavados em água corrente;
·
SEGUNDA LAVAGEM: os frutos devem permanecer de molho em uma solução contendo hipoclorito de sódio a 3% (uma colherinha para cada litro de água), durante 20 minutos.
·
TERCEIRA LAVAGEM: é realizada com água limpa para ser retirado o excesso de cloro;
· Usar somente água filtrada;
· Manter a higiene pessoal com uso de uniforme e protetor bucal (máscara):
·
BRANQUEAMENTO: consiste em mergulhar os frutos em água a temperatura a 80º por um tempo, mais de 10 segundos e em seguida esfriar os frutos para evitar perda da qualidade.
veja outra forma de contaminação da doença de chagasPostagem: Grupo Acadêmico Saúde e Vida da Ufrpe/UAB