sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Saúde de Ananás – TO

Saúde de Ananás – TO
Ananás está em processo de construção na saúde de ananás. Em busca de disponibilizar para comunidade atendimentos diversos. E atender a população de acordo com os princípios do SUS; equidade, integralidade, universalidade, descentralização, regionalização e participação popular.
Hoje em ananás há quatro equipes de saúde, sendo três zona urbana e uma zona rural, para melhor atender a população em suas particularidades. Cada equipe tem seu cronograma, em comum todos fazem visitas domiciliares a acamados, puerperas e outros que necessitem de atendimento a domicilio.
Está sendo desenvolvido o PSE (Programa de Saúde nas Escolas), que é um programa do governo federal , onde cada equipe desempenham um trabalho voltado para os alunos com o objetivo de orientar e prevenir quanto as doenças.
No dia 10 de novembro de 2011 foi realizado um grande mutirão da saúde no povoado São João onde mais de 300 pessoas foram atendidas dentre os atendimentos, foram realizadas consultas medicas, odontológicas e de enfermagem. Exames de PCCU, Palestras sobre hipertensão/diabetes e DST/HIV.
Nos próximos dias...
Dia 24 de novembro será realizado o mutirão da saúde povoado são Raimundo.
Dia 25 de novembro será realizado o mutirão da saúde em ananás o setor 4 bocas.
Números de consultas ambulatoriais (SESP) e visitas domiciliares no período de janeiro a outubro de 2011
Médicos - total de consultas; 6.883
Enfermeiros - total de consultas; 3.930
Dentistas – total de atendimentos; 2.403
Médicos – visita domiciliar; 849
Enfermeiros – visita domiciliar; 1070
Fonte PMA2 de janeiro a outubro de 2011.
A secretaria de saúde Noledir Santiago que tem uma visão toda especial no quesito humanização.
O objetivo não é apenas alcançar números, mas sim, promover uma qualidade de vida para o povo ananaense.
Está-se trabalhando com uma prestação de serviço de saúde humanizado, e todos que buscam os serviços devem serem atendidos.
Ananás – TO 17/11/2011
FONTE:
Adriano Rocha Silva
Diretor a unidade básica de saúde Ananás
Postado por:
Ronaldo Alves da Silva                 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SUPER LOTAÇÃO NA UNIDADE DA FAMILIA

SUPER LOTAÇÃO NA UNIDADE DA FAMILIA

Equipe de Médicos e Enfermeiros da Unidade de Saúde da Família

Um dos problemas que a secretaria enfrenta na cidade, é a super lotação da unidade de saúde, uma vez que o posto realiza por dia 20 consultas, sendo que são dois médicos que atendem não períodos manha e tarde. Isso se torna um problema a medida que os usuários vão ao posto de saúde duas ou três vezes por mês para pedidos de exames deixando assim o posto super lotado durante a semana.


Unidade de Saúde da Familía

Números de consultas ambulatoriais (SESP) e visitas domiciliares no período de janeiro a outubro de 2011
 
Médicos - total de consultas; 6.883
Enfermeiros - total de consultas; 3.930
Dentistas – total de atendimentos; 2.403
Médicos – visita domiciliar; 849
Enfermeiros – visita domiciliar; 1070
Fonte PMA2 de janeiro a outubro de 2011.

Segundo a coordenadora do sisvan, a Enfermeira Ana Lucia Borges Gonçalves, para que este problema seja solucionado é necessário o desenvolvimento de um trabalho de conscientização da população sobre o uso de consultas médicas,  enfatizando que o ideal para a prevenção de doença é uma consulta periódica de no máximo 4 vezes ao ano.

Leishmaniose ou Calazar



Saiba mais sobre a doença e tratamentos

A leishmaniose é transmitida através da picada de um mosquito. Geralmente a doença acomete cães sadios, enquanto que nos humanos tem predileção por pessoas com imunidade diminuída (crianças, idosos, doentes).
A verdade é que a Leishmania é a doença que causa mais polêmica e controvérsia principalmente entre os veterinários. Ainda mais quando o assunto é o tratamento ou não de cães positivos. Existem aqueles veterinários cuja conduta é exterminar sumariamente todo e qualquer cão cujo exame dê positivo, alguns são favoráveis ao tratamento daqueles positivos que não apresentam sinais da doença e alguns são favoráveis ao tratamento de cães que apresentem alguns sinais sem comprometimento ainda da função dos rins.
O tratamento canino não obtém, em geral, a cura, mas pode oferecer uma boa qualidade de vida e maior longevidade aos animais afetados. Esse procedimento exige dos proprietários dos cães um compromisso de cuidados especiais com os animais infectados e também com o ambiente onde vivem. 
O cão, após ser contaminado por um mosquito infectado, apresenta um período de incubação que varia de 2 meses a 6 anos. Os sinais mais comuns da doença são problemas de pele e pelo (dermatite seborréica, falta de pelo ao redor dos olhos, feridas na ponta das orelhas e na ponta do focinho), crescimento exagerado das unhas, emagrecimento, apatia, febre, sangramento nasal ou oral, problemas nos olhos, pode haver aumento do abdômen por causa do aumento de órgãos (baço e fígado), problemas renais. No entanto mais da metade dos cães portadores não apresentam sinais.
Além disso, há alguns cuidados a serem tomados. Se você mora numa área endêmica, você pode procurar um médico veterinário em sua cidade e saber se há áreas de perigo.  Você deve fazer uso de repelentes nos cães (a exemplo do Pulvex, da Scalibor ou outro repelente que seja indicado por um profissional médico veterinário), telar o canil e manter os cães no canil protegido de mosquitos no período entre uma hora antes do sol se por até o nascer do sol no dia seguinte, que é quando o mosquito está mais ativo e a colocação mensal de um inseticida no ambiente (esta deve ser feita sob rigorosa orientação de um profissional para evitar riscos de envenenamento). Se você não mora numa área perigosa o melhor mesmo é não levar seu cão para áreas assim. Caso não tenha alternativa, utilize os meios citados anteriormente.

Leishmaniose ou Calazar em Ananás
Na cidade de ananás há um número considerável de pessoas infectadas com a Leichmaniose em relação a número de habitantes, segundo a secretaria de saúde, são no município, 9 pessoas com leishimaniose pegmentar notificados e positivos e da 25 casos de leishimaniose viceral notificados e 08 positivos.
Os principais contribuintes para que o foco dessa doença esteja presente na sociedade é a falta de tratamento do cão pelo próprio dono, e também a falta de sacrificar o animal infectado. Para combater este problema a secretaria dispõe de técnicos da vigilância sanitária e agentes de endemias, que fazem visitas as residências e colhem material dos animais domésticos para analise da infecção do animal.  Esse material é enviado para p centro de controle zoonoses na cidade vizinha Araguaína.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O QUE É E COMO COMBATER DOENÇA DE CHAGAS

O que é doença de Chagas?
É uma doença que no início, na fase aguda, pode nem ser percebida. Às vezes provoca febre baixa que dura muito tempo, dá mal estar e falta de apetite. Pode aumentar o baço e o fígado. Em criancinhas este início pode agravar e levar à morte. Muitos anos mais tarde, quando a doença já está na fase crônica, alguns pacientes não apresentam nenhum sinal de que estão doentes. Não sentem nada. Outros podem apresentar palpitação, falta de ar e canseira, inchação, dor no peito, tosse e tontura. Outros podem sentir ainda dificuldade na hora de engolir e mesmo dor, regurgitar, soluço, tosse, prisão de ventre e dor no abdomem.
Como se pega doença de Chagas?
Pode-se pegar de 3 maneiras:
1º.) O bicho barbeiro que precisa de sangue para viver, tem o germe da doença de Chagas na sua barriga. Na hora que o bicho barbeiro pica uma pessoa e suga seu sangue, ele enche a barriga e faz cocô, bem pertinho do lugar da picada. O germe da doença de Chagas que estava na sua barriga sai no cocô e entra pelo buraquinho da picada. Pronto, está feita a contaminação de outra pessoa.
2º.) Uma outra forma de pegar a doença de Chagas é se uma pessoa sadia receber transfusão de sangue contaminado com o germe da doença de Chagas. Aí ela também fica doente.
3º.) Uma outra maneira de ficar chagásico é se a mãe tiver a doença de Chagas ela pode passar para o nenê ainda dentro da barriga. O germe pode passar também pelo leite materno. A chance deste jeito acontecer é bem pequena.
Sintomas
Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baço são os principais sintomas. Com frequência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos.
Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, o indivíduo pode saber que tem a doença, 20, 30 anos depois de ter sido infectado, ao fazer um exame de sangue de rotina.
Meningite e encefalite são complicações graves da doença de Chagas na fase aguda, mas são raros os casos de morte.

ANANÁS: Surto de Doença de Chagas é detectadoEnviado por Agência Araguaia CAPC em 9 de novembro de 2011 – 12:0018 Comentários

Em Ananás foi detectado um surto da Doença de Chagas contraída pela ingestão do suco de juçara, fruta semelhante ao açaí. Do dia 31 até esta quarta-feira, 9, sete casos da doença foram confirmados e há 12 outros casos suspeitos.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Ananás, Noledir Santiago, entre os casos confirmados estão cinco adultos e duas crianças. Para combater o surto, a prefeitura apreendeu o suco de juçara e a fruta que estavam sendo vendidos no município e proibiu sua comercialização.
Segundo a secretária, diagnosticada em estágio inicial, a Doença de Chagas tem 100% de chances de cura. A prefeitura de Ananás já comunicou o caso à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e ao Ministério da Saúde.
Para Noledir, o surto da Doença de Chagas em Ananás foi uma tragédia anunciada. “Há tempo que vínhamos preocupados com esse risco. No ano passado, fizemos um projeto para fortalecer a Vigilância Sanitária do município. A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] já havia liberado os recursos, mas a Vigilância Sanitária estadual não deu o aval e o dinheiro não foi liberado”, contou. (Portal CT)



Sobe para 9 o número de infectados com Doença de ChagasEnviado por Agência Araguaia CAPC em 11 de novembro de 2011 – 7:013 Comentários


Mais um caso da doença de chagas foi confirmado na cidade de Ananás nesta quinta-feira, 10. Com isso, sobe para nove o número de pessoas que contraíram a doença no município nestes últimos dias.
De acordo com a secretária de saúde de Ananás, Noledir Solange dos Santos Santiago, todos os infectados estão sendo acompanhados pelo Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína (HDT). Segundo ela, os pacientes já iniciaram o tratamento, receberam medicamentos, retornaram ao município e estão em casa sendo monitorados pelos médicos.
Orientação
De acordo com Noledir, a vigilância da Secretaria de Saúde está atenta e orienta a população para não consumir o suco da juçara. A venda já foi proibida nos estabelecimentos da cidade. “Não temos um número exato de locais que vendem o suco, na região é comercializado mais por ambulantes e era também vendido na feira. Mas, já foram notificados de que a venda está suspensa até que seja solucionado o problema.”


CUIDADOS NA PREPARAÇÃO DOS ALIMENTOS QUE SERVEM COMO ABRIGO AO INSETO TRANSMISSOR DE CHAGAS
# COLHEITA
O apanhador deve usar materiais e equipamentos com o objetivos de protegê-los de acidentes tais como:
· Cinto com bainha, para proteger a faca ou facão;
· Camisa e luvas, para proteção individual;
· Debulhar o açaí sobre lonas plásticas para evitar o contato com o solo;
· Colocar os fruto em caixas plásticas que são fáceis de lavar:
# PROCESSAMENTO DA JUSSARA OU BACABA
ETAPAS DO PROCESSAMENTO:
· SELEÇÃO:
Escolher os melhores frutos, eliminando os podres, mofados e outras impurezas (insetos, folhas, palhas e outros resíduos do cacho);
· PRIMEIRA LAVAGEM: devem ser lavados em água corrente;
· SEGUNDA LAVAGEM: os frutos devem permanecer de molho em uma solução contendo hipoclorito de sódio a 3% (uma colherinha para cada litro de água), durante 20 minutos.
· TERCEIRA LAVAGEM: é realizada com água limpa para ser retirado o excesso de cloro;
· Usar somente água filtrada;
· Manter a higiene pessoal com uso de uniforme e protetor bucal (máscara):
· BRANQUEAMENTO: consiste em mergulhar os frutos em água a temperatura a 80º por um tempo, mais de 10 segundos e em seguida esfriar os frutos para evitar perda da qualidade.

veja outra forma de contaminação da doença de chagas











Postagem: Grupo Acadêmico Saúde e Vida da Ufrpe/UAB

DENGUE, PRECISAMOS COMBATER

O QUE É A DENGUE?
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O ciclo médio da doença varia entre 5 e 6 dias, mas é somente após o período de incubação que os sintomas começam a se manifestar. Esse período costuma ter duração de 3 dias, contando a partir da picada do mosquito transmissor.Os principais sintomas da dengue clássica são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, dor nos ossos e articulações, tonturas e extremo cansaço. Já a dengue hemorrágica os sintomas são ocorrência de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. Nesse tipo de dengue, o quadro clínico do doente se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque e, em alguns casos, pode levar à morte em até 24 horas.
No entanto, é fundamental que se consulte um médico ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças; além disso, não são determinantes para a indicação do grau da doença.
Não use medicamentos por conta própria para dor de cabeça ou baixar febre, pois isso pode piorar o quadro clínico, caso seja dengue. O tratamento ideal deve ser feito a partir das orientações médicas.
Mas cuidados como repouso e ingestão constante de líquido para reidratação são sempre indicados.
A doença, que ocorre principalmente em áreas tropicais e suministério da saúdebtropicais do mundo, tem seu período de epidemia nas épocas chuvosas ou no verão. Por isso, é fundamental que nesse momento do ano tenhamos atenção redobrada nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor.


A DENGUE EM ANANAS
O município de Ananás estar situado na região norte do estado do Tocantins, com um total de 9.863 habitantes segundo o senso de 2010, é uma cidade onde a população vive do funcionalismo público e aposentadoria. Ananás como as demais cidades do estado e do Brasil apresenta um numero considerável de pessoas com dengue, no anos de 2008, 2009 e 2010 eram bem maiores, mais graça a um trabalho desenvolvido em parceria com as escolas no desenvolvimento de projetos para trabalhar a conscientização das crianças e um trabalho feito pelos agentes de saúde ente número diminuiu. Em 2011 o número casos até o momento foram de 58 casos notificados e 9 casos positivos.
Segundo a secretaria de saúde do município a Srª Noledir Solange, para combater este problema é feito mutirão com os agentes comunitários de saúde para limpeza de quintais, distribuição de folders com informações sobre como controlar estar doença.

 Veja aqui algumas formas de prevenção:

Limpeza nos quintais feita pelos agentes comunitarios de saúde

 Paletras com a comunidade para conscientização sobre a dengue
 
Trabalho realizado em escolas com crianças



Estados com maiores numeros de casos no Brasil